2 de out. de 2012

Bloqueando o Pen Drive contra gravação na raíz

Devido a grande utilização de pendrives pelos alunos e professores onde a maioria não se preocupa em garantir a integridade de seus dados segue logo abaixo uma dica muito interessante para proteger a rede da escola da disseminação de vírus e pragas da internet. Portanto com essa dica de agora em diante você poderá colocar seu pendrive em qualquer PC sem a preocupação de infecção por 99% dos vírus. Fiquem a vontade para realizar esse procedimento em todos os pendrives que são utilizados na escola. 





Introdução: 

Como sabemos, os vírus de pendrive infectam exclusivamente a sua raíz, ou seja, a primeira janela que aparece quando você clica para abrí-lo. Sendo assim, vamos bloquear a raíz do pendrive contra gravação e deixar somente uma pasta com permissão de gravação para que você possa trabalhar seus arquivos. 

  Abra o Windows Explorer e clique com o botão direito do mouse sobre a letra correspondente ao seu pendrive
  Escolha a opção formatar e clique em SIM para confirmar a formatação
  Clique em Iniciar < Executar < digite "convert R: /fs:ntfs" sem as aspas. Mas antes troque a letra R: pela letra do seu pendrive
  Crie dentro dele uma pasta para guardar seus arquivos, por exemplo, DADOS
  No menu Ferramentas/Opções de pasta... clique na aba "Modos de exibição" e arraste a barrA localizada no meio da janela até o final então desmarque a opção "Usar compartilhamento simples de arquivo", clique em OK!
  Volte ao seu pendrive e com o botão direito do mouse sobre a letra do seu pendrive escolha a opção "Compartilhamento e segurança". Clique na aba "Segurança" e remova todos os "nomes de grupos ou usuários" existentes, em seguida clique no botão adicionar vai abrir outra telinha... digite "todos" e clique OK, daí vai voltar pra tela anterior, deixe selecionada somente a opção de permitir "Leitura"
  Entre novamente no seu pendrive e clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que você criou dentro dele. 
Escolha a opção "Compartilhamento e segurança", clique na aba "Segurança", marque todas as permissões e clique em OK
  Clique novamente com o botão direito do mouse sobre a letra do seu pendrive e escolha a opção "Compartilhamento e segurança", clique na aba "Segurança" e verifique se continua está habilitada somente a opção de permitindo a "Leitura";


Resumindo
O que acabamos de fazer? - Pegamos um pendrive que tinha sistema de arquivo FAT32 e o convertemos para o sistema de arquivos NTFS. Liberamos a pasta criada dentro do seu pendrive para acesso total mas bloqueamos a raíz do mesmo permitindo somente a leitura. 
Tudo isto impede que qualquer coisa seja copiada na raiz do seu pendrive, só podem ser copiados arquivos na pasta que foi criada. Deste modo, fica impossível um vírus se auto copiar (ou replicar) no pendrive pelas limitações que foram feitas. 
Se quiser fazer um teste, fique à vontade: Pegue qualquer arquivo do seu PC e tente copiar dentro do pendrive... Vai acusar erro. Tente então copiar o mesmo arquivo para DENTRO DA PASTA que você criou e verá que ali sim você copia tranquilo.


Fonte: http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/70772

Nenhum comentário: