A Semana Nacional de Ciência e
Tecnologia é comemorada no Brasil desde 2004. E o NTE São Joaquim inserido às
atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, também desperta a
participação das unidades escolares, onde os Professores Orientadores das Salas
de Tecnologias desenvolvem projetos com a utilização das diversas mídias.
O projeto Aplicação
da Planilha Eletrônica no Ensino de Matemática foi mediado e
articulado pelos professores Eduardo
Joseph Lazzaris e Marcos Antonio da Silva Candido e turma de alunos da 8ª
5 da EEB Manoel Dutra Bessa/Urubici, através
dos softwares educativos, trabalharam com os alunos Planilha Eletrônica,
com o objetivo de familiarizá-los com o programa a fim de facilitar o
ensino e a aprendizagem de Matemática tornando-a mais agradável e prazerosa. Ao
explorar novas possibilidades pedagógicas, o professor propicia o
desenvolvimento do aluno de forma integral.
O projeto, Arte de Viver em Sociedade:
Internet Segura de cunho social desenvolvido pelos Professores Orientadores
da Sala de Tecnologia Gabriel Matos, Beatriz Rosa Chiodeli e alunos do 1º
ano 1 e 2 do Ensino Médio Inovador da EEB. Manoel Cruz, o principal objetivo de
interpretar o cotidiano a partir do contexto vivenciado, estabelecendo os
valores em defesa da vida. Despertou nos alunos a importância dos valores
morais e éticos, orientando a conduta dos mesmos, para uma vida coletiva na
escola e na sociedade. O cuidado com a vida é muito importante no mundo atual,
pois vivencia-se uma época difícil permeada pela violência,
resultando na transgressão dos direitos humanos e da cidadania. No
projeto também foi discutido e exemplificado várias formas de discriminação e
preconceito.
Concluindo,
constatou-se que os alunos responderam positivamente no início, durante e no
final do projeto, resgatando atitudes comportamentais de respeito e
solidariedade, refletindo no modo de ser e de viver em sociedade possibilitando
construir novos valores de mundo e as diferenças entre o eu e o outro. O
aluno, enquanto cidadão conscientizou-se do dever de respeitar e preservar o
patrimônio público.
EEB Araújo Figueiredo
Consideramos que esse projeto ação
realizado pelas unidades escolares com o apoio dos Professores Orientadores das
Salas de Tecnologias propiciou resultados bastante positivos, destacando o
esforço, entusiasmo e dedicação de todos os envolvidos no processo.
EEB Manoel Dutra
Bessa
Urubici
De acordo com Massetto,
As técnicas precisam ser escolhidas de acordo com o que se
pretende que os alunos aprendam. Como o processo de aprendizagem abrange o
desenvolvimento intelectual, afetivo, o desenvolvimento de competências e de
atitudes, pode-se deduzir que a tecnologia a ser usada deverá ser variada e
adequada a seus objetivos. ( Massettto, 2004, p.143 ).
Compreende-se que, quando
utilizados adequadamente, estes recursos possibilitam ao aluno uma aprendizagem
significativa e interativa, representando um grande desafio, tanto para o
professor como mediador e orientador do aprendizado, quanto para o aprendiz,
que interage de forma crítica e coletiva.
As
Tecnologias/Mídias utilizadas foram o computador,
projetor multimídia e notebook .
Dessa
forma, os alunos conheceram a interface do
programa, sentiram-se motivados na apropriação do conhecimento, contribuindo na
interação aluno/computador.
EEB Manoel Cruz
São Joaquim
Os alunos
conheceram os perigos existentes na internet e nas redes sociais através de
discussões e experiências, discutiu-se também sobre os cuidados que se
deve ter na utilização de ferramentas como: Blog. chats, e-mails e celulares.
Desse modo, a
integração das mídias e tecnologias contribuíram para potencializar o
conhecimento com a utilização do computador, da internet e do vídeo.
EEB Araújo Figueiredo
Urubici
O projeto intitulado “Lendo,
aprendendo e transformando-se" desenvolvido
pelos professores José Glaudemir Rodrigues e Thiago Guckert Zelazowski nas
turmas de Correção de Fluxo da EEB Araújo Figueiredo, oportunizaram aos
alunos a partir da leitura do livro "Tosco" desenvolver valores
éticos e morais, aprimorando a prática da leitura, reforçando a aprendizagem
de forma motivadora, privilegiando a aquisição de maior habilidade de
investigação, comunicação e criatividade de produção.
As mídias utilizadas como computador, data show, máquina digital, caixa de som,
TV e DVD tiveram um importante papel na transformação da prática dos
docentes , possibilitando tornar-se um mediador nesse processo , de forma com
que os alunos pudessem assumir a efetivação e apresentação de seus trabalhos
através de slides, mostrando toda a sua interpretação em torno do livro lido.
EEB Adolfo José Martins
Bom Jardim da Serra
Com o projeto “Ler, pode ser
um Prazer”, as professoras Maristela e Silvia desenvolveram juntamente com os
alunos dos 1º, 2º e 3º anos da EEB Adolfo José Martins, uma atividade
pedagógica de leitura promovendo através de livros digitais, um momento de
ampla interação, como forma de inserir os pequeninos na interpretação das
estorinhas, ouvindo, lendo e interagindo em meio aos sons e movimentos dos
personagens. Utilizaram o computador e o data Show para despertar o entusiasmo
e o gosto pela leitura como forma de poder fazer da leitura, um prazer a mais
em aprender. Nas palavras das professoras, essa ferramenta interativa muito
contribui para o processo da alfabetização e letramento dos alunos das séries
iniciais.
EEB
São José
São
Joaquim
“Aplicativos
Educacionais – Linux”
Durante
esse ano , o professor Virgilio Carlos, Orientador da Sala de Tecnologia da
EEB São José juntamente com as professoras Elizabeth , Sirlei e Dioceli
desenvolveram o projeto “Aplicativos Educacionais – Linux” , o qual proporcionou aos alunos e professores oportunidades e possibilidades diversas de trabalhar conteúdos de maneira
interdisciplinar, utilizando o SO Linux Educacional que contempla o
desenvolvimento de atividades práticas pedagógicas , como o TuxPaint, TuxMath, GCompris que visam o favorecimento da dinâmica da
aprendizagem e o desenvolvimento
de habilidades cognitivas de
motricidade, criatividade, raciocínio, entre outros, de forma muito prazerosa.
É importante também destacar que a mediação desse trabalho desenvolvido na Sala
de Tecnologia, além de despertar e aprimorar a leitura e o raciocínio através dos
aplicativos educacionais que acompanham o Linux, auxilia a disciplinar os alunos para a descoberta do
computador e o uso correto do mesmo, conhecendo também a rede e sabendo usá-la
adequadamente. Desse modo, o uso do computador como
ferramenta pedagógica traz informações e recursos muito importantes ao processo
educacional, e compete ao professor, portanto, planejar a aplicação em sua
prática escolar.
EEB. DJALMA BENTO
RIO RUFINO
"O lúdico na Língua Portuguesa"
EEB. DJALMA BENTO
RIO RUFINO
"O lúdico na Língua Portuguesa"
Com a proposta de
introduzir o lúdico na Língua Portuguesa os educadores, Jéssika Sartor Darroite, Linete Ghizoni e
Caetano de Souza da EEB Djalma Bento do município de Rio Rufino, em parceria
com os alunos da correção de fluxo 1 e 2. A partir dos desafios que surgem na
educação perceberam a necessidade de desenvolver nos jovens o interesse na
disciplina e assim proporcionar uma aprendizagem de forma lúdica, fazendo-os
ver o aprendizado como algo interessante e agradável.
Em termos de tecnologia
as mudanças ocorrem vertiginosamente, e os jovens tem muita facilidade em
utilizá-las, o professor criativo busca nesse intento prover de todas estas
ferramentas que estão disponíveis, e através da ludicidade formar nos alunos
novos conceitos cognitivos, sociais e afetivos. Os jogos de computador e
on-line, ajudam na rapidez do raciocínio, coordenação motora, leitura e outras
dimensões que possibilita a construção de sua autonomia, criticidade,
criatividade e cooperação.
O projeto teve como apoio os jogos educativos disponibilizados no site Educar para Crescer que são uma ferramenta eficaz na aprendizagem.
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