6 de jul. de 2012

Opções de Softwares Educativos



Google Earth - Além de um ser um software de qualidade, o Google Earth é muito útil para usuários e estudantes das mais diversas áreas. O detalhamento de ruas, avenidas, estradas, pontos turísticos, etc. tornam o programa indispensável para quem adora viajar, ou mesmo como guia de ruas de qualquer cidade. Esse programa é um modelo de globo terrestre virtual criado a partir de imagens tiradas de satélites, fotografias aéreas e sistemas de informação geográfica.



Plopp - Aplicativo que converte seus desenhos planos em figuras em três dimensões com um clicar do mouse apenas. Além disso, com a mesma facilidade, é possível adicionar um terreno e fundo prédeterminado.





Quandary - Software desenvolvido pelos mesmos criadores do Hot Potatoes. OQuandary permite criar exercícios de múltipla escolha: é dada uma situação com várias hipóteses de escolha e, optando-se por uma, é apresentado o resultado, tendo este também várias opções de escolha. Segue a idéia de um Labirinto. É possível visualizar a árvore de ligações, semelhante a apresentada no CmapTools. O software é bem leve e durante a instalação é possível colocá-lo em português de Portugal.

Download (Windows - instala via Wine)   -   Manual



Clic 3.0 - Clic é um programa  aberto que  permite realizar  diferentes tipos de atividades educativas: Quebra-cabeças, associações, sopas de letras,  crucigramas, atividades de texto, dentre outros.




HagáQuê - Software desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos. Software leve e com uma gama enorme de recursos, como importação de figuras, narração e sons além da possibilidade de recolorir figuras, dentre outros recursos.





Scribus - Programa para desenvolver mídias impressas como jornais, flyers, revistas e outros. O Scribus oferece uma interface bastante simples, ao contrário das várias caixas e menus que os softwares profissionais do ramo apresentam. Por este motivo, o programa pode agradar muito aos usuários iniciantes que ainda não tiveram qualquer contato com programas de diagramação.

Instalação Linux - Download Windows - Wiki Scribus


MIT Scratch - Programa educacional feito para que qualquer usuário consiga desenvolver seu próprio jogo ou criar uma animação ou os famosos stop motions. Para isso, ele trabalha com um ambiente totalmente interativo e repleto de funcionalidades facilmente acessíveis e bem fáceis de serem usadas.






Game da Reforma Ortográfica - O jogo é fruto de uma parceria entre a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e o LivroClip. A diversão é garantida, e o game é simples de ser jogado, uma vez que conta com um design que retorna aos jogos clássicos de tabuleiro. O objetivo é terminar sua caminhada pelas casas, acertando sempre as perguntas sobre novas formas de palavras da nossa língua. Uma vez completado o trajeto, além de estar craque na Nova Reforma, você poderá fazer, gratuitamente, o download do "Guia da Reforma Ortográfica", no qual o jogo foi baseado.

Nenhum comentário: