Este tópico mostra como proceder para restaurar a área de trabalho do Linux Educacional evitando os transtornos criados por usuários que alteram as configurações do ambiente.
1º) Método:
1 - Instale o Linux Educacional em um computador e crie as contas de usuário "aluno" e "professor" (clique aqui e veja como fazer isto).
2 - Ao criar uma conta de usuário é estabelecido o mesmo padrão de aparência para o Desktop de "aluno" e do "professor", faça o login do sistema como usuário aluno.
3 - Acesse o "Gerenciador de Arquivos (Modo Super Usuário)", clicando no menu "Iniciar/Sistema/Gerenciador de Arquivos (Modo Super Usuário)" e digite a senha do usuário aluno.
4 - Na barra de endereço digite "/home" e tecle enter para abrir a pasta /home. Você verá os diretórios /home/aluno e /home/professor.
5 - Abra o diretório /home/aluno e crie uma pasta chamada "restaura", é nela que vamos começar a montar as nossas configurações de restauração.
6 - Na pasta /home/aluno há uma pasta com o nome ".kde", é uma pasta oculta no sistema , e por isso tem um ponto ( . ) antes do nome “kde”, é nela onde ficam salvas as ultimas configurações e alterações realizadas no ambiente de trabalho do usuário aluno.
7 – Minimize a janela e faça as alterações na área de trabalho da forma como deseja que seja restaurada todas as vezes que o computador for reiniciado. O papel de parede deve ser copiado para a pasta “restaura” e depois aplicado no Desktop.
8 – Após realizadas as alterações, copie a pasta ".kde" para dentro da pasta "restaura" que você criou.
9 – Agora abra a pasta “restaura” e crie, dentro da pasta, um arquivo de texto simples com o nome restaura.sh. Abra este arquivo para editar o seu conteúdo. Este será o script que irá executar para restaurar a ambiente de trabalho dos usuário “aluno” e “professor”.
10 – Copie e cole o conteúdo abaixo no arquivo “restaura.sh” e salve o arquivo na pasta “restaura”:
#!/bin/bash
### Script de restauracao do ambiente de trabalho ################
### dos usuarios “aluno” e “professor” para Sistema Operacional ###
### Linux Educacional 3.0 Criado por Rafael Gregoratto ##########
### Tecnico de TI do NTE Roraima, rafaelgrego@gmail.com ######
### Este script pode ser alterado livremente desde ###############
### de que preserve o nome de seus idealizadores ###############
echo "* Criando restauração Ambiente de Trabalho do aluno e do professor"
chmod +x /home/restaura/restaura.sh
cp /home/restaura/restaura.sh /etc/init.d/
cd /etc/init.d/
update-rc.d restaura.sh defaults
cp -R /home/restaura/.kde /home/aluno/
cp -R /home/restaura/.kde /home/professor/
chmod -R 777 /home/aluno/.kde
chmod -R 777 /home/professor/.kde
### Fim do script de restauração
11 – Agora volte para a pasta “/home/aluno”, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta “restaura” e escolha “Compactar/Compactar como 'restaura.tar.gz' ”, caso queira escolher outro formato (zip, tar, rar) fique a vontade.
Pronto, seu restaura já está criado !!!
Agora vamos aos passos para a instalação nos computadores.
1 – Copie o arquivo “restaura.tar.gz” para uma pasta no computador onde irá instalar.
2 – Acesse o "Gerenciador de Arquivos (Modo Super Usuário)", clicando no menu "Iniciar/Sistema/Gerenciador de Arquivos (Modo Super Usuário)" e digite a senha do usuário aluno.
3 – Acesse a pasta onde está o arquivo “restaura.tar.gz” e extraia o arquivo para dentro da pasta “/home/”
4 – Na barra de endereço do Gerenciador de Arquivos (Modo Super Usuário), digite /home/restaura e tecle enter.
5 – Você verá o script “restaura.sh” (estará com um ícone preto). Clique uma vez sobre o arquivo e pronto, seu restaura já está instalado.
A cada vez que o computador for iniciado, ou reiniciado, os ambientes de trabalho dos usuários “aluno” e “professor” serão restaurados com a configuração que você definiu.
2º) Método:
1 - Entre no kuser com
professor ou aluno;
2 - Exclua o usuario oposto ou até o mesmo que tu estivers logado, será apresentado uma pergunta para excluir as pastas de correio, etc. clique em não feito isso, inclua este usuario novamente;
3 - Novamente o sistema avisará que as pastas de correio, etc, já existem apenas confirme;
4 - Reinicie e entre novamente, pronto o sistema foi restaurado.
2 - Exclua o usuario oposto ou até o mesmo que tu estivers logado, será apresentado uma pergunta para excluir as pastas de correio, etc. clique em não feito isso, inclua este usuario novamente;
3 - Novamente o sistema avisará que as pastas de correio, etc, já existem apenas confirme;
4 - Reinicie e entre novamente, pronto o sistema foi restaurado.
3º) Método:
Os comandos abaixo devem ser executados em um Konsole root, no exemplo estou utilizando o usuário aluno. (só para lembrar, após cada linha de comando deve ser teclado enter)
Cópia dos arquivos
# cp -r /etc/skel/.kde/share/config/* /home/aluno/.kde/share/config/# cp -r /etc/skel/.local/* /home/aluno/.local/
# cp -r /etc/skel/.config/* /home/aluno/.config/
Atualizando o "dono" dos arquivos copiados
# chown -R aluno:aluno /home/aluno/.local/# chown -R aluno:aluno /home/aluno/.config/
# chown -R aluno:aluno /home/aluno/.kde/
É bom lembrar que, em PCs com Multiterminais, esses passos devem ser repetidos em todos os usuários.
Basta seguir os links deste parágrafo, para automatizar essa tarefa a cada reinício do sistema, utilizando os "divinos" scripts. (link para pasta que contem os 3 scripts que utilizo, conforme a situação: servidor, multiterminal ou rural).
Nenhum comentário:
Postar um comentário