27 de out. de 2015

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS”
PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO

O Núcleo de Tecnologias Educacionais São Joaquim através da Gerência de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 20 e 21 de outubro nas dependências do Núcleo o Curso de Formação Continuada Prática Pedagógica Inclusivas, destinado aos Professores  que possuem alunos com deficiência, Segundo Professor e ATPs do ensino da rede  estadual e municipal de São Joaquim.
Este evento de formação teve como objetivo ampliar o conhecimento acerca das necessidades educativas especiais do educando, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos educandos, apontando para uma sociedade inclusiva. Buscou-se a partir de uma perspectiva filosófica e político cultural aprofundar e ampliar a abordagem da inclusão, envolvendo aspectos da diversidade, frente às necessidades educativas especiais, construindo reflexões que ressignifiquem a prática pedagógica diante as diferenças.
A Educação Inclusiva como um novo paradigma para a educação tem como foco o processo de transformação dos sistemas educacionais inclusivos, alvo de reflexão e aprofundamento ministratado pelas professoras, Srª Edite Sehnem e Srª Vanir Peixer, com seus respectivos temas “O trabalho Pedagógico do AEE e 2º Professor” e “Práticas Pedagógicas Inclusivas diante as diferenças em sala de aula”.
O respectivo curso teve a carga horária de 24 horas, tendo a participação efetiva de 39 (trinta e sete ) profissionais da educação.
Acreditamos que a educação deva estar empenhada em eliminar as práticas de segregação e exclusão educacional e social das pessoas com deficiência. Destacamos assim a importância deste evento, onde Estado e Município têm também se mobilizado no sentido de conhecer e oferecer às escolas o que elas necessitam, ou seja, a formação de seus profissionais na construção de trabalho pedagógico que propicie e alinhe a relação de uma  “Escola de Atenção às Diferenças".

Equipe Núcleo de Tecnologias Educacionais/ Coordenação Salto Para o Futuro/ 2015. 


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