CURSO
DE FORMAÇÃO CONTINUADA “PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS”
PROGRAMA
SALTO PARA O FUTURO
O Núcleo de Tecnologias Educacionais São Joaquim
através da Gerência de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de
Educação promoveu nos dias 20 e 21 de outubro nas dependências do Núcleo o Curso
de Formação Continuada Prática Pedagógica Inclusivas, destinado aos Professores
que possuem alunos com deficiência,
Segundo Professor e ATPs do ensino da rede estadual e municipal de São Joaquim.
Este evento de formação teve como objetivo ampliar
o conhecimento acerca das necessidades educativas especiais do educando, em um
sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o
desenvolvimento integral dos educandos, apontando para uma sociedade inclusiva.
Buscou-se a partir de uma
perspectiva filosófica e político cultural aprofundar e ampliar a abordagem da
inclusão, envolvendo aspectos da diversidade, frente às necessidades educativas
especiais, construindo reflexões que ressignifiquem a prática pedagógica diante
as diferenças.
A Educação
Inclusiva como um novo paradigma para a educação tem como foco o
processo de transformação dos sistemas educacionais inclusivos, alvo de
reflexão e aprofundamento ministratado pelas professoras, Srª Edite
Sehnem e Srª Vanir Peixer, com seus respectivos temas “O trabalho
Pedagógico do AEE e 2º Professor” e “Práticas Pedagógicas Inclusivas diante as
diferenças em sala de aula”.
O respectivo curso teve a carga horária de 24
horas, tendo a participação efetiva de 39 (trinta e sete ) profissionais da
educação.
Acreditamos que a educação deva estar
empenhada em eliminar as práticas de segregação e exclusão
educacional e social das pessoas com deficiência. Destacamos assim a
importância deste evento, onde Estado e Município
têm também se mobilizado no sentido de conhecer e oferecer às escolas o que
elas necessitam, ou seja, a formação de seus profissionais na construção de
trabalho pedagógico que propicie e alinhe a relação de uma “Escola de
Atenção às Diferenças".
Equipe Núcleo de Tecnologias Educacionais/ Coordenação Salto Para o Futuro/ 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário