22 de mar. de 2013

Tecnologia/Prática Pedagógica: Urgente!



              O Programa Salto Para o Futuro preocupado com o desafio da formação de professores, tecnologia e qualidade da educação, apresenta uma reflexão a cerca de como é possível  incorporar inovações presentes no nosso dia a dia ao cotidiano escolar.
            Confira os excelentes depoimentos e sugestões apresentadas nesse vídeo.

            Clique no link abaixo.


21 de mar. de 2013

Nove dicas para usar bem a tecnologia





Navegando entre páginas da internet encontramos na revista Nova Escola algumas dicas para usar bem a tecnologia. 

Compartilhamos com vocês!




O INÍCIO  Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO  No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL  Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO  Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO  Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções. 

O AUTODIDATISMO  A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos. 

A RESPONSABILIDADE
  Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA  Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA  Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma. 

Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.
Fonte: Revista Nova Escola

Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula


Um painel para todas as disciplinas mostra quando - e como - as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar

        TIC, tecnologias da informação e comunicação. Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas. Qual destes sentimentos mais combina com o seu: expectativa pela chegada de novos recursos? Empolgação com as possibilidades que se abrem? Temor de que eles tomem seu lugar? Desconfiança quanto ao potencial prometido? Ou, quem sabe, uma sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos?

        Se você se identificou com mais de uma alternativa, não se preocupe. Por ser relativamente nova, a relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa. NOVA ESCOLA quer ajudar a pôr ordem na bagunça buscando respostas a duas questões cruciais. A primeira delas: quando usar a tecnologia em sala de aula? A segunda: como utilizar esses novos recursos?

18 de mar. de 2013

14 de março Dia da Poesia

                          Poesia na Escola :Uma forma significativa de Aprendizagem





A Poesia na Escola tem o objetivo de demonstrar que a expressão do pensamento é mediado pela linguagem, pois é uma oportunidade para que  os alunos trabalhem a fala, a leitura e a escrita por  meio de suas exposições e composições escrita e reescritas, podendo expor suas emoções através dos recursos tão expressivo da língua poética.
Aproprie-se um pouco mais sobre esse tema e confira as sugestões:

Você sempre quis fazer suas próprias poesias, mas não sabia nem por onde começar? Seus problemas acabaram! Acompanhe nossas dicas para fazer desabrochar seu talento poético.

8 de mar. de 2013

Trabalhando com História em Quadrinhos

          A História em Quadrinhos é uma ótima opção para desenvolver atividades de forma interdisciplinar e ao mesmo tempo lúdica,  possibilitando a união do trabalho pedagógico aos recursos das novas tecnologias de comunicação, formando um ambiente de aprendizagem agradável e incentivador.
         Por isso, disponibilizamos para você amigo educador, um link que trata deste tema, sugerindo estratégias e metodologias interessantes para a aplicação dessa aula atrativa.

Confira...


7 de mar. de 2013

8 de Março - Dia da Mulher.

                              Reflexão...


               Muito recentemente, a propaganda de televisão de uma grande marca mundial de automóveis tentava vender seu produto ilustrando a mudança do papel social da mulher. Uma jovem com trajes de executiva chegava em casa após um dia de trabalho e cumprimentava seu marido, o qual estava ocupado preparando a refeição da família. Para surpresa desse homem, que “comandava” a cozinha e cuidava de suas filhas, sua esposa o presentearia com um carro novo. A partir dessa cena, rapidamente aqui descrita, pode surgir a seguinte pergunta: esse comercial faria sentido décadas atrás? Certamente que não. Contudo, essa resposta carece de uma explicação menos simplista, e requer uma maior compreensão do que se chama de questões de gênero e papéis sociais.

1 de mar. de 2013

Possibilidades de uso de Blogs no campo Educacional.


            A ideia de criar um blog na escola  é de fato algo  muito bom, pois trata-se de mais um   recurso,  onde toda a comunidade escolar ( professores ,  alunos e demais seguimentos),  podem interagir e abordar assuntos de maior interesse a todos.
O uso do blog, como ferramenta educacional de comunicação e interação através da internet, enfatiza a  importância para a construção do conhecimento capaz de contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.