25 de jul. de 2011

Sugestão de Leitura - Livro: Inspirados pela Tecnologia Norteados pela Pedagogia, uma abordagem Sistêmica da Inovações Educacionais de base Tecnológica.

 A educação tem o papel de  preparar o educando para  a vida adulta, fornecendo habilidades  necessárias para se unirem a uma sociedade onde as competências estão intimamente ligadas à tecnologia, inovações que estão se tornando cada vez mais indispensáveis. O desenvolvimento destas competências está cada vez mais se tornando uma parte integral dos objetivos da educação obrigatória.
Neste contexto, entende-se que a tecnologia pode fornecer os instrumentos necessários para a melhoria do processo ensino e aprendizagem.
      Percebe-se que a maioria dos professores estão convencidos dos benefícios que o uso da tecnologia pode trazer para a sala de aula. As razões que explicam o paradoxo  resultante podem provavelmente estar relacionadas a qualquer das seguintes áreas:
·         Base do conhecimento – a conexão entre as práticas pedagógicas
 envolvendo tecnologia e seus efeitos sobre a qualidade.
·         Formação docente – fornecer direções claras no uso efetivo da tecnologia em sala de aula.
·         Incentivos – mudanças pedagógicas requerem um enorme investimento de esforços por parte dos professores, individual e coletivamente.

É importante pois, ressaltar como o conhecimento é produzido, partilhado e disseminado, e efetivamente usado na elaboração de políticas ou na prática profissional.

Fonte: Livro Inspirados pela Tecnologia, norteados pela Pedagogia – OECD 2010

Nenhum comentário: