22 de set. de 2016

GOOGLE APP's FOR EDUCATION - GAFE

ESCOLA PILOTO - EEB MARTINHO DE HARO




O Curso de Capacitação de Professores e Gestores da Escola Piloto Martinho de Haro  sobre a utilização das ferramentas Google  For Education terá início no dia 26/09/2016.
São aplicativos voltados para a educação, e o mais importante, ou seja a "cereja do bolo" é a Classroom (sala de aula) que visa uma melhor interação e uma comunicação mais fluida entre professores e alunos. Acompanhar o progresso dos alunos e permitir que professores e alunos atinjam resultados melhores juntos. Ambiente virtual para simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
O mais importante não é dominar a ferramenta é ir junto, coletivamente, através da colaboração e inteligencia coletiva.




15 de set. de 2016

Curso de Formação Continuada Oficinas Pedagógicas " Caminhos e Possibilidades"

O Núcleo de Tecnologias Educacionais da Gerencia de Educação de São Joaquim promoveu um Curso de Formação Continuada “Caminhos e Possibilidades” – Programa Salto Para o Futuro, com a participação efetiva de professores e alunas do Curso do Magistério da EEB São José. O referido curso aconteceu no período de 10 de agosto a 14 de setembro de 2016, nas dependências do NTE. O objetivo deste curso foi empreender o lúdico na prática pedagógica no desenvolvimento de uma aprendizagem interdisciplinar, pretendendo atender basicamente a duas finalidades, quais sejam articular conceitos, pressupostos e noções com ações concretas, vivenciadas pelos participantes; vivência e execução de tarefas em equipe para apropriação  e construção coletiva de saberes voltados ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico eficaz com a construção de ações interdisciplinares, integradas ao currículo escolar. O conteúdo programático do respectivo encontro contou com os seguintes temas: Jogos e Brincadeiras: Desafios e Descobertas; Oficinas de Aprendizagem Lúdica e Interativa: Brincadeiras e Apresentação de Recursos Pedagógicos; Objetos de Aprendizagem; Linguagens e Propostas do Uso do Vídeo; Oficinas Vídeos Pedagógicos – Ação Interdisciplinar; Elaboração de um Plano de Ação Pedagógica que envolva a Aprendizagem Lúdica e Interativa e ou vídeos; Socialização dos trabalhos elaborados.

Consideramos que a realização desse encontro de formação foi muito significativa e de grande valia, pois, a metodologia das oficinas pedagógicas  oportuniza a construção de conhecimentos a partir da ação e reflexão, enfatizando caminhos possíveis para superação e inovação de estratégias capazes de refazer a competência pedagógica.

Equipe NTE e Coordenação Salto Para o Futuro.

13 de set. de 2016

Curso de Formação Continuada “ Integração das Tecnologias às Práticas Pedagógicas


O fazer educação em nossas escolas pode ser melhor do que já é se assim desejarmos que seja. Basta pensarmos alto, dando-nos a oportunidade de juntos buscarmos novas experiências e sugestões para que o diferente aconteça. Neste sentido queremos referenciar a participação efetiva e o trabalho dos  Profissionais das Salas de Tecnologia de nossas escolas que com o apoio do Núcleo de Tecnologias Educacionais, incansavelmente favorecem o desenvolvimento de projetos e atividades múltiplas que  fortalecem a utilização dos diversos recursos tecnológicos disponíveis nas Unidades Escolares de forma inovadora e motivacional, atraindo o interesse dos alunos e despertando o fazer pedagógico dos professores,  contribuindo para que a educação se realize e se aprimore constantemente. Este é, pois o propósito da realização de nossos encontros com os Professores das Salas de Tecnologia que se consolidam no decorrer do primeiro e segundo semestre do ano de  2016.
Destacamos como proposta inicial a “Integração das Tecnologias às Práticas Pedagógicas”, enfatizando a apresentação e compartilhamento de experiências inovadoras desenvolvidas junto às escolas; a elaboração de Planos de Trabalho Docente com o uso das tecnologias; bem como, a socialização, orientação e atualização de informações ligadas à manutenção e preenchimento de dados junto aos sistemas que devem ser alimentados regularmente. Legitimando dessa forma, a função do Professor Orientador das Salas de Tecnologia que é atuar como agente articulador e facilitador no apoio ao uso das tecnologias na prática pedagógica.


Equipe NTE São Joaquim/2016.