29 de out. de 2015

Curso de Formação GOOGLE FOR EDUCATION

O NTE de São Joaquim, juntamente com o NTE de Tubarão, Criciúma, Araranguá, Lages, Laguna e Braço do Norte estiveram reunidos para formação sobre o Projeto "Google For Education", um pacote de ferramentas de produtividade gratuitas, que será implantado na Educação em Santa Catarina e em todos os Estados do Brasil, como mais um suporte para o ensino, envolvendo toda a comunidade escolar. A sua importância se faz presente pelas inúmeras possibilidades que oferece ao aluno e professor, priorizando para que, a construção do conhecimento aconteça  através da interatividade e do trabalho colaborativo. Cabe a Escola utilizar estas ferramentas de forma criativa e Inovadora.
Porém, não basta adotar as Tecnologias Educacionais, se não aplicá-las de forma adequada, é neste sentido, que a Formação Continuada torna-se significante, para o Professor desenvolver habilidades na utilização destas ferramentas e, assim, tornar suas aulas efetivamente engajadoras. O Projeto prevê
a Formação Continuada  a partir das atividades de 2016 aos professores da Rede Estadual de Ensino. Na ocasião foram sorteadas camisetas com o logo da GOOGLE FOR EDUCATION. E no final, fomos agraciadas(os) com um delicioso café.





27 de out. de 2015

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS”
PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO

O Núcleo de Tecnologias Educacionais São Joaquim através da Gerência de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 20 e 21 de outubro nas dependências do Núcleo o Curso de Formação Continuada Prática Pedagógica Inclusivas, destinado aos Professores  que possuem alunos com deficiência, Segundo Professor e ATPs do ensino da rede  estadual e municipal de São Joaquim.
Este evento de formação teve como objetivo ampliar o conhecimento acerca das necessidades educativas especiais do educando, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos educandos, apontando para uma sociedade inclusiva. Buscou-se a partir de uma perspectiva filosófica e político cultural aprofundar e ampliar a abordagem da inclusão, envolvendo aspectos da diversidade, frente às necessidades educativas especiais, construindo reflexões que ressignifiquem a prática pedagógica diante as diferenças.
A Educação Inclusiva como um novo paradigma para a educação tem como foco o processo de transformação dos sistemas educacionais inclusivos, alvo de reflexão e aprofundamento ministratado pelas professoras, Srª Edite Sehnem e Srª Vanir Peixer, com seus respectivos temas “O trabalho Pedagógico do AEE e 2º Professor” e “Práticas Pedagógicas Inclusivas diante as diferenças em sala de aula”.
O respectivo curso teve a carga horária de 24 horas, tendo a participação efetiva de 39 (trinta e sete ) profissionais da educação.
Acreditamos que a educação deva estar empenhada em eliminar as práticas de segregação e exclusão educacional e social das pessoas com deficiência. Destacamos assim a importância deste evento, onde Estado e Município têm também se mobilizado no sentido de conhecer e oferecer às escolas o que elas necessitam, ou seja, a formação de seus profissionais na construção de trabalho pedagógico que propicie e alinhe a relação de uma  “Escola de Atenção às Diferenças".

Equipe Núcleo de Tecnologias Educacionais/ Coordenação Salto Para o Futuro/ 2015. 


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema Luz, Ciência e Vida.
A iniciativa desta ação visa fortalecer a formação permanente de nossos educandos não só para a cidadania, mas também favorecendo o aumento da qualificação científico – tecnológica de nossa sociedade.

Desse modo, os Professores Orientadores de Tecnologias Educacionais e ATPs, mobilizam os professores para socialização dos projetos envolvendo atividades relacionadas ao uso das tecnologias aplicadas ao currículo escolar, tais como: Projetos, Murais, Oficinas, Uso da Lousa Digital, Computador, Editor de Texto, Apresentação de Slides, Livros Digitais, Mostra de vídeos, entre outros, de forma a fomentar o uso das tecnologias educacionais na escola.

Projeto Uso da Lousa - Professora Patrícia - 2º ANO 2 - EEB Martinho de Haro.







Projeto Jogos Matemáticos e Lousa Digital - Professora Aline - 4º ANO - EEB Martinho de Haro.









Projeto Aprendendo sobre as Plantas - Lousa Digital - Professora Ana Janete - 1º ANO - EEB Martinho de Haro.




Edição de Texto no Writer - Professor Adelar e Professor Vicente - Disciplinas Língua Portuguesa e Língua Inglesa - EEB Manoel Pereira de Medeiros











14 de out. de 2015

PROJETO: TV ESCOLA NA ESCOLA: A LINGUAGEM ÁUDIO-VISUAL, COMO SUPORTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM

 

     


          Na busca de facilitar a utilização do acervo educacional da TV Escola, está sendo desenvolvido um Projeto: TV ESCOLA NA ESCOLA: A LINGUAGEM ÁUDIO-VISUAL COMO SUPORTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Gravar a sua programação em DVD's e distribuí-los as Escolas, como mais um suporte nas atividades desenvolvidas pelos professores e alunos.
Em sua vasta programação consta:

Filmes
Desenhos Animados
Séries, Filmes
Especiais Diversos
Documentários Educativos 
Salto para o Futuro
Sala de Professor

Existem ainda, vários outros programas que poderão incrementar a aula do professor, colaborando para o seu aperfeiçoamento. Estão sendo gravados, 48 DVD's para cada Escola de abrangência da SDR/SJ com os Vídeos  da TV Escola . As gravações, estão sendo feitas por etapas totalizando quatro etapas assim distribuídas:
1ª ETAPA - Serão entregues 12 DVD's para cada Escola no 2º semestre de 2014, totalizando 120 DVD's 
2ª ETAPA - Serão entregues 12 DVD's para cada Escola no 2º semestre de 2015, totalizando 120 DVD's 
3ª ETAPA - Serão entregues 12 DVD's para cada Escola no 1º semestre de 2016, totalizando 120 DVD's 
4ª ETAPA - Serão entregues 12 DVD's para cada Escola no 2º semestre de 2016, totalizando 120 DVD's 
Ao término serão entregues às Escolas 480 DVD's.
Já estamos vivenciando esta realidade com a efetivação  da 1ª e 2ª Etapas concluídas.





13 de out. de 2015



           Para o professor, a Lousa Digital surge para facilitar seu trabalho, permitindo que ele faça melhor aquilo que já faz com uma lousa comum e estendendo esse uso de forma a incorporar mais facilmente as TIC, o uso da internet e de novas práticas pedagógicas mais interativas, eficazes e atraentes para os alunos.


Para o aluno, a Lousa Digital também pode ser muito vantajosa, pois ela auxilia a uma melhor qualidade de seu aprendizado de forma interativa.

Portanto, a qualificação do professor é fundamental para uma boa aula e, a única coisa que uma Lousa Digital pode fazer pela educação é dar ao bom professor mais ferramentas para que ele se torne ainda melhor.
Neste contexto, O NTE São Joaquim está realizando junto às escolas Araújo Figueiredo, EEB Manoel Dutra Bessa e EEB Martinho de Haro um Curso de Formação Continuada “A Lousa Interativa como Recurso Pedagógico”, com o objetivo de fazer com que os profissionais da educação possam de fato aproximar-se mais da Lousa Digital e utilizá-la, descobrindo sua utilização pedagógica.




                            

                                                                                   
   “ Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos  
       alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre”
                                                                              ( Paulo Freire)
                                                                                                                                                                                                                                                       
Realizou-se no dia 14 de setembro de 2015, na EEB Ary de Souza Borges, o segundo encontro do Curso de Formação Continuada Redes de Aprendizagem.
Neste encontro refletiu-se sobre a "Cultura Midiática e Escola" que segundo Roblyer (2010), isto leva a crer que a comunicação por meio das redes sociais pode se tornar um fator agregador para o sucesso da aprendizagem .
Ressaltamos o entusiasmo e a participação dos cursistas que continuam firmes participando dos momentos de reflexão, discussão e de oportunidades para vivenciar novas formas de aprender e de ensinar.
  


           Dia do Professor!


                 Querido Mestre!

Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque 
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque 
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
 De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
 Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!

Parabéns pelo seu dia!!! 

Carinhosamente: Equipe NTE São Joaquim.