29 de nov. de 2011

Viagem de estudo: Museu de Ciência e Tecnologia da PUC de Porto Alegre

No dia 28 de outubro de 2011, os alunos dos terceiros anos da EEB São José, em um projeto, elaborado em conjunto com os professores: Antonio Macedo, de Física, Ionice Alves, de Química e Iris Azevedo, de Biologia saíram da sala de aula para visitarem o MCT/PUCRS, Museu de Ciência e Tecnologia da PUC de Porto Alegre RS  e tiveram possibilidade de conhecer um ambiente fora do espaço escolar, conhecer novos lugares e diferentes situações de estudos e aprendizagens, podendo desenvolver atividades extraclasse, ... cultural, social, pessoal e intelectual, somando aos conteúdos curriculares, levando aos alunos o prazer em aprender, pois os mesmos apresentam maneiras peculiares e diferenciadas de vivenciar as situações e de interagir com os objetivos do mundo físico e real. As viagens escolares podem se tornar verdadeiras aulas fora do ambiente escolar.
O objetivo da viagem de estudo foi estimular à observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo; Desenvolver a compreensão crítica da realidade; Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural; Desenvolver atividades de pesquisa e iniciação científica de modo interdisciplinar e participativas; Contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano.
Fonte: Professores da EEB. São José

4 de nov. de 2011

Projeto de Pesquisa e Aprendizagem Produtividade Pedagógica: Mídias na Educação




Durante o curso de Introdução a Educação Digital os professores da EEB. Ary de Souza Borges e EEB. São José, construiram de forma coletiva Projetos Integrados de Aprendizagem, que contribuirão para a integração das Mídias e Tecnologias na escola. Destacamos o PIA dos professores Rogério Barbosa, Rosane de Oliveira Schmauch e Tatiane Souza Cardoso que teve como abordagem o tema:  Produtividade Pedagógica: Mídias na Educação. Esta temática vem de encontro ao contexto vivenciado por alunos e professores na educação atual. Neste projeto, os professores apontam que o bom uso da tecnologia é positivo ao desenvolvimento da criança, por isso, se faz necessário que a escola acompanhe essa evolução, para que se possa incorporar a informática como instrumento de atividades produtivas ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Criando desafios para os educadores, fazendo com que eles tornem-se pesquisadores dessa transformação. Integrar as tecnologias e as diversas mídias existentes, aos processos educativos, faz com que professor e aluno aprendam juntos, servindo-se dos recursos tecnológicos em favor de uma aprendizagem mais eficiente. Um dos objetivos é:    Aprender a utilizar novas ferramentas digitais que possam ser usadas no dia a dia da sala de aula, como o BrOffice Impress, o Movie Maker, entre outros.
Portanto, parabenizamos aos professores pelo empenho, comprometimento e dedicação.

Atividade Prática Pedagógica / Tema: Deficiência Visual

O Curso “Os Desafios das Diferenças na Escola”, propiciou aos cursistas, momentos de integração e criatividade, na apresentação e elaboração de alguns materiais pedagógicos que servirão para trabalhar com alunos cegos e baixa visão.

Curso de Formação Continuada – Salto Para o Futuro “ O Desafio das Diferenças Na Escola”





Com o objetivo de ampliar o conhecimento a cerca das necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos, apontando uma sociedade inclusiva, o NTE – São Joaquim finalizou no dia 31/10/2011, o curso “O Desafio Das Diferenças Na escola”, o qual contou com a participação efetiva de profissionais da educação da rede Municipal e APAE do município de São Joaquim.

"O conhecimento partilhado em igualdade de condições, com todos, deve ser a motivação de nossa  existência". (Anônimo) 


      Temas ministrados:
·         Direito a Diferença na Igualdade de Direitos
·         Política da Santa Catarina – Serviço Atendimento Educacional Especializado
·         Deficiência visual
·         Deficiências encontradas no Ensino Regular – Transtornos e Síndromes
·         Avaliação do aluno na Inclusão Escolar

Projeto Livros Digitais

Esse foi o tema escolhido pela Professora Maristela  Apª  Bombazaro de Souza  para o seu  Projeto Integrado de Aprendizagem elaborado durante o curso de Formação Continuada Introdução a Educação Digital na Qualificação dos Profissionais da Educação, a cada encontro uma nova unidade foi trabalhada e com isso foram surgindo  ideias que aos poucos foram sendo sistematizadas transformando-se no Projeto de Aprendizagem  “Livros Digitais.”
Para trabalhar com seus alunos do 3º e 5º Ano da EEB Adolfo José Martins/Bom Jardim da Serra, a Professora Maristela  utilizou o site http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital , o qual permite que os alunos possam ler, ouvir as histórias e até mesmo possibilita a criação de suas próprias  histórias.
Segundo a professora Maristela os alunos demonstraram interesse e entusiasmo pela leitura.
Parabéns a Professora Maristela pelo belo trabalho com seus alunos!